A placa e o pino-rei podem ser verificados rapidamente por meio de uma lâmina reta. Isso pode ser feito com qualquer peça chata de metal ou madeira, com a seção retangular apropriada e cortada para limpar o pino-rei.
Posicione a lâmina reta entre a placa do reboque, primeiro atravessado no reboque e então no sentido longitudinal, e você irá então ver qualquer curvatura ou distorção na placa. Ao cortar um retângulo quadrado em relação a borda plana, qualquer dano ou desalinhamento do pino-rei poderá ser visto. A porção de corte deverá ser feita com a profundidade correta a mesma da profundidade do pino-rei servindo então para mostrar que o pino-rei não foi forçado para cima, o que provavelmente iria avariar o mecanismo de acoplamento.
Para verificar o acoplamento do cavalo mecânico, é uma boa idéia usar parte de uma placa velha de tamanho conveniente com um pino-mestre montando nessa posição. Dessa forma a ação de acoplamento poderá ser simulada. Quando acoplado, o pino deverá ser segurado de forma firme e justa, porém, sem estar emperrada.