A bomba tandem fornece óleo para a válvula sensitiva de carga de alta velocidade, onde ambos fluxos podem ser combinados para uma operação em alta velocidade. Ou podem ser separados, para uma operação em baixa velocidade, onde um dos fluxos é direcionado para o reservatório de óleo.Uma seção da bomba tandem fornece óleo por meio de um filtro de alta pressão à válvula de controle do guindaste, enquanto a outra seção fornece óleo por meio de um outro filtro de alta pressão para a válvula de controle do guindaste.
Também está conectada a esta válvula um solenóide que opera a válvula de descarga, o qual é ativado pelos joysticks e pelos botões de emergência.Um medidor de pressão está conectado a cada válvula.
O fluxo da bomba passa pelo sensor de carga de alta velocidade da válvula de carregamento, pelo filtro de alta pressão e é dividido entre as válvulas de controle dianteiro e traseiro. Estas válvulas estão conectadas uma a outra através de uma linha sensitiva de carga. Isto ajuda a manter o sincronismo dos braços de içamento dos guindastes, quandos cargas diferentes são movimentadas.
Um medidor hidráulico está conectado a linha sensitiva de carga, indicando a pressão do sistema.
As válvulas de controle de guindaste são do tipo Danfoss PVG32 proporcional. Elas recebem sinais de controle direcional a partir do movimento dos joysticks do controle remoto. Alta ou baixa velocidade pode ser selecionada no controle remoto. A opção de baixa velocidade somente se aplica aos braços de içamento do guindaste. As pernas estabilizadoras sempre irão operar em velocidade alta, independente do seletor de velocidade do controle remoto.
Quando "Baixa Velocidade" está selecionada apenas uma bomba está fornecendo óleo ao sistema e o joystick passa a operar com um controle eletronico de fluxo (EHF), assim a função de velocidade é reduzida para 50%, permitindo um controle fino sob condições de elevada carga.